O PAPEL DAS CORES NO MARKETING
Antes de criar alguma ação de marketing ou publicitária, os profissionais elaboram um estudo detalhado para ter uma ideia do quanto seu material vai atingir o público-alvo. Nesse estudo são incluídas as referências e análises de outras peças internas ou dos concorrentes, pesquisas sobre o comportamento do target no campo de atuação da campanha e outros levantamentos que garantem o sucesso da ação.
Após essas primeiras análises, outra e mais importante vai impactar diretamente na montagem e no sucesso do anúncio: as cores. Definir as cores que serão empregadas é uma tarefa que exige cuidado, pois a decidir utilizar uma cor fria, em um layout que pede uma cor mais quente e mais alegre, pode não causar impacto a quem visualizar, ou o anúncio até pode ser ignorado.
Se o uso de cores estimula e desperta sentimentos nas pessoas, no marketing e na publicidade, as cores têm a missão de atrair clientes para um produto e influenciá-los na escolha, graças ao importante papel psicológico que elas exercem. Por isso, a coloração de uma campanha não deve ser definida pelo senso comum do cliente ou porque é a preferida do coordenador de marketing, mas existem tons certos para ocasiões certas.
A escolha das cores de um logotipo ou de uma campanha deve considerar aspectos etários, geográficos, sociais e tantos outros fatores que determinam o perfil de um público. Entretanto, a coloração deve dar uma identidade à marca e comunicar valores, ou seja, a marca deve ter uma comunicação direta e fácil com o público. Nesse sentido, observamos a simbologia de algumas das cores mais usadas no marketing:
- Amarelo: Estimula o otimismo esperança e a jovialidade. Normalmente é usado para chamar a atenção em uma oferta.
- Vermelho: Estimula a energia, o senso de urgência e o alerta. Geralmente é usado em promoções quando se espera uma reação rápida do cliente e para indicar uma situação de perigo.
- Laranja: Estimula o entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Normalmente é utilizado quando se quer criar um apelo à ação (call to action) para inscrições, compras e vendas.
- Verde: Frequentemente associada à riqueza, é a cor que os olhos processam com mais facilidade. No geral, é usado para ajudar na participação, adaptabilidade, generosidade, relaxamento e cooperação.
- Preto: Estimula a sensação de poder e sofisticação. Usualmente empregado para vender artigos de alto valor agregada e luxo.
- Azul: Estimula a sensação de serenidade e segurança e é visto em sites de bancos e negócios. Normalmente usado para conquistar a confiança e demonstrar o profissionalismo.
Um produto passa a mensagem certa ao seu consumidor se desde a primeira impressão ele já causa impacto. Pesquisas demonstram que a maior parte dos compradores decidem levar para casa um produto ou serviço pela cor, graças aos sentimentos e impressões inconscientes que ela ativa em cada um. Por isso, a cor favorita do empresário deve ser deixada de lado para que a decisão da tonalidade certa seja tomada e o produto obtenha sucesso no mercado.
Neste site https://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/ você encontra um infográfico completo sobre o estudo das cores no marketing.
Já neste outro site https://www.evonline.com.br/simbologia-das-cores/ você encontra mais detalhes sobre simbologia das cores.