Integre as redes sociais para criar um vínculo com seus clientes

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Fazer um planejamento estratégico para uma empresa não é uma tarefa simples. São diversas questões que precisam ser levadas em conta para que instituição consiga alcançar seus objetivos. Algo importante e que trás benefícios sólidos para empresa é o planejamento de marketing digital. As duas estratégias não nascem de uma hora para outra e requer estudos para que dê certo e o negócio cresça.

No momento em que o “dono da empresa” decide utilizar as redes sociais, na maioria dos casos é ele mesmo quem cuida das contas. Aí aparecem dois cenários: o primeiro é o empresário que cria uma conta no Facebook, posta alguma coisa por mês e nem se importa em responder aos escassos comentários dos clientes ou não tem tempo para tal função. Como já escrito neste blog, isso é um erro, uma vez que este empresário ainda não notou que com as redes sociais a empresa dele cresce mais em relação ao público.

O segundo cenário, e o que será trabalhado nesse texto, é aquele dono da empresa que cria contas em todas as redes sociais possíveis esperando que nelas encontre clientes. Nesse caso, ele faz as mesmas postagens em todas as páginas que possui e no final descobre que não surtiu efeito. A explicação parece ser a seguinte: os clientes passaram a ver a mesma coisa em todos os lugares e só curtiram e comentaram em uma por causa do efeito “mais do mesmo”.

Deve-se ter cuidado e moderação no uso das redes sociais e, ao invés de marcar território em todas, entender a função de cada uma delas faz a diferença para o sucesso na rede. O primeiro passo é olhar para a empresa, analisar o trabalho dela e em qual rede social ela seria mais atraente para seus clientes. Lembre-se de que nem sempre é vantajoso estar em todas as redes sociais, a menos que seu negócio seja gastronômico. Nesse caso, abuse de todas as contas, pois cada uma tem uma ferramenta diferente, mas sem colocar a mesma foto em todas. O prato do seu restaurante pode ser o mesmo, mas a imagem postada precisa ser diferente em cada conta.

Em seguida, é hora de olhar para qual o público-alvo e onde ele pode ser encontrado. Existem redes socais que já ficaram para trás e outras que pouca gente conhece. Por isso, tem que perceber o quanto seu público é ligado nesse meio. Pensar se sua empresa tem algo a oferecer em cada rede social que existe contribui no engajamento de seus clientes e evita que contas sejam criadas em todas as redes sociais. Por exemplo, se a empresa não tem fatos que chamem atenção do público do Snapchat, é melhor não criar uma conta que só servirá para contar como está o dia de trabalho.

Outro ponto é ter em mente que se uma pessoa tem contas em várias redes sociais é porque ela quer, em cada uma, um conteúdo diferente. Aí está o segredo da integração das redes sociais. Uma empresa pode explorar o mesmo conteúdo e unir seus trabalhos. Por exemplo:

– Um vídeo foi postado no YouTube;
– No Facebook é postada uma foto dos bastidores da produção dizendo: “vídeo novo! Acesse o link”;
– No Instagram, um plano fechado sobre o clímax do vídeo e um texto falando do canal no YouTube;
– No Twitter, um post com vídeo pronto.
– No Snapchat, um post no dia da gravação falando que o vídeo será disponibilizado em tal data.

Fora isso, no Instagram também cabe um post falando, no dia da gravação, que novidades estão por vir.

Pronto! Com o trabalho distribuído em várias redes sociais, os clientes passam a conhecer o que você faz de diferente em cada uma delas e procura seguir a sua empresa para sempre ter um conteúdo bom e novo. Um mesmo assunto, pode ser explorado de várias maneiras, sem que passe dias falando do mesmo tema e posts com as mesmas imagens em todas as contas.

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