O PAPEL DAS CORES NO MARKETING

na categoria Comunicação Visual

Antes de criar alguma ação de marketing ou publicitária, os profissionais elaboram um estudo detalhado para ter uma ideia do quanto seu material vai atingir o público-alvo. Nesse estudo são incluídas as referências e análises de outras peças internas ou dos concorrentes, pesquisas sobre o comportamento do target no campo de atuação da campanha e outros levantamentos que garantem o sucesso da ação.

Após essas primeiras análises, outra e mais importante vai impactar diretamente na montagem e no sucesso do anúncio: as cores. Definir as cores que serão empregadas é uma tarefa que exige cuidado, pois a decidir utilizar uma cor fria, em um layout que pede uma cor mais quente e mais alegre, pode não causar impacto a quem visualizar, ou o anúncio até pode ser ignorado.

Se o uso de cores estimula e desperta sentimentos nas pessoas, no marketing e na publicidade, as cores têm a missão de atrair clientes para um produto e influenciá-los na escolha, graças ao importante papel psicológico que elas exercem. Por isso, a coloração de uma campanha não deve ser definida pelo senso comum do cliente ou porque é a preferida do coordenador de marketing, mas existem tons certos para ocasiões certas.

A escolha das cores de um logotipo ou de uma campanha deve considerar aspectos etários, geográficos, sociais e tantos outros fatores que determinam o perfil de um público. Entretanto, a coloração deve dar uma identidade à marca e comunicar valores, ou seja, a marca deve ter uma comunicação direta e fácil com o público. Nesse sentido, observamos a simbologia de algumas das cores mais usadas no marketing:

  • Amarelo: Estimula o otimismo esperança e a jovialidade. Normalmente é usado para chamar a atenção em uma oferta.
  • Vermelho: Estimula a energia, o senso de urgência e o alerta. Geralmente é usado em promoções quando se espera uma reação rápida do cliente e para indicar uma situação de perigo.
  • Laranja: Estimula o entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Normalmente é utilizado quando se quer criar um apelo à ação (call to action) para inscrições, compras e vendas.
  • Verde: Frequentemente associada à riqueza, é a cor que os olhos processam com mais facilidade. No geral, é usado para ajudar na participação, adaptabilidade, generosidade, relaxamento e cooperação.
  • Preto: Estimula a sensação de poder e sofisticação. Usualmente empregado para vender artigos de alto valor agregada e luxo.
  • Azul: Estimula a sensação de serenidade e segurança e é visto em sites de bancos e negócios. Normalmente usado para conquistar a confiança e demonstrar o profissionalismo.

Um produto passa a mensagem certa ao seu consumidor se desde a primeira impressão ele já causa impacto. Pesquisas demonstram que a maior parte dos compradores decidem levar para casa um produto ou serviço pela cor, graças aos sentimentos e impressões inconscientes que ela ativa em cada um. Por isso, a cor favorita do empresário deve ser deixada de lado para que a decisão da tonalidade certa seja tomada e o produto obtenha sucesso no mercado.

Neste site https://viverdeblog.com/psicologia-das-cores/ você encontra um infográfico completo sobre o estudo das cores no marketing.

Já neste outro site https://www.evonline.com.br/simbologia-das-cores/ você encontra mais detalhes sobre simbologia das cores.

Posts Recomendados