Faça sua marca ser reconhecida

na categoria Comunicação Visual

Se sua empresa tem um logotipo que chame a atenção de seus clientes, ela sempre será reconhecida de longe pelo público, não só pela qualidade do produto oferecido, mas pela forma que se destaca no mercado e atrai mais os olhares dos consumidores do que os concorrentes. Criar um logo de impacto não é simples e as escolhas das cores e da fonte devem ser feitas após algumas análises e não definidas aleatoriamente.

O primeiro passo para o processo de criação de um logo é entender quem são os seus clientes e o que a empresa tem a oferecer para eles. Não basta pensar que o público-alvo são homens e mulheres de tal faixa etária, mas é preciso saber o que esses grupos desejam, até porque não existe um produto que faça propagandas para todos os públicos. Por isso, por mais que o empreendedor queira vender para todos na intensão de lucrar mais, é melhor pensar que o lucro maior vem se ele der o tiro no alvo.

E só conhecer bem o público ajuda, mas não basta. Além de entender o consumidor final de seu produto o empresário precisa se cuidar para não parecer um “peixe fora d’água”, ou seja, não ter um logo completamente diferente do que seus concorrentes oferecem. Repare que a imensa maioria dos fast food utilizam o vermelho, às vezes com o branco, às vezes com o amarelo. Seria um pouco difícil disputar espaço se as cores do seu fast food fossem azuis e pretas, mas isso não quer dizer que a produção do logo deva ser parecida com que já existe. A empresa tem que ter uma cara, uma personalidade que vai falar por ela.

Nesse contexto, o logo de sua empresa deve entregar ao seu cliente o mesmo estilo de vida. Deve haver uma identificação na relação fornecedor-cliente, sem que se caia na monotonia de fazer o que está todo mundo fazendo, ou o que está na moda. Não se distanciar de seus concorrentes é diferente de fazer o mesmo que eles. Mas, é preciso cuidado ao tentar seguir a moda, pois chance de seu logo ficar ultrapassado é grande. Por exemplo, existe uma tendência de que todos os logos voltados para os adolescentes seriam como um grafite, desses que se vê nos muros. Mas, o dia que essa moda acabar? A empresa certamente vai precisar custear a troca da identidade visual completa, e isso é o tipo de custo que não está planejado e é percebido apenas pelo setor de marketing.

Se você tem uma empresa, acredite que um logotipo pode fazer a diferença em sua apresentação. Para isso, procure a Inah de Paula Comunicações e saiba como deixar a assinatura do seu negócio com a cara do seu cliente.

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